sábado, 1 de outubro de 1977

S.H.A.R.P. Skinheads Contra o Preconceito Racial - Secão Fortaleza-CE, Brasil

Muito é dito acerca da cultura Skinhead, atraves da mídia, de orgãos de prevenção(repreensão) e de individuos e/ou grupos que usurpam a idumentária "SkinHead" ou que rechaçam o termo e a cultura Operária. Todo mundo já ouviu falar em Carecas ou White-Power e geralmente costumam indentificar tais agrupamento(gangues) ao nome SKINHEAD.
A cultura SKINHEAD surgiu na Inglaterra em fins dos anos '60. Nascidos da união de negros que imigraram da jamaica com nativos ingleses ao som da música de origem negra, como o Soul, o Ska, o Reggae e o Rock"mod". Durante os anos '70-'80 com o surgimento do movimento punk, os skins logo se indentificaram com o movimento e aderiram criando junto com os punks rueiros o Oi! ou "street-punk". Mas devido a grave crise economica vivida na época muitos skins e punks se deixam levar pelo discurso nacionalista de partidos e movimentos de extrema direita e criam assim os tão conheçidos "White-Powers"(grupo racista, nacionalista e de extrema direita erroneamente associados com "Skinheads").
No Brasil, com o surgimento do movimento punk em idos de '83, surge também os "Carecas" que com o passar do tempo aderem a ideologias de inspiração fascistas e ao extremo nacionalismo.
O S.H.A.R.P. (inglês para SkinHeads Contra o Preconceito Racial) foi criado com o objetivo de agrupar e organizar os Skins de verdade, que se orgulham e assumem sua condição como classe trabalhadora, sua origem muilti-racial e multi cultural e o internacionalismo proletário. Adotando assim como o agrupamento R.A.S.H.(SkinHeads Comunistas e/ou Anarquistas) a luta contra a disseminação do Neo-Fascismo, as lutas feministas e dos trabalhadores, a Juventude está bem organizada, e assim queremos ficar. Longa Vida SHARP & RASH oi! oi! oi!

14 comentários:

Anônimo disse...

Bem, pelo que ouvi falar, vocês são de Esquerda, comunistas, o que tem a ver Skinheads Contra Preconceito Racial com comunismo? Logo que Comunismo é uma idéia ateista.
E qual o tamanho de vocês aí na região do ceará? Quantos?

Anônimo disse...

Nazista Safado, viva a livre opinião o direito de ser igual, a liberdade, foda´se o seu preconceito bando de porcos

Anônimo disse...

NEGROS E BRANCOS E RAÇA MISTA CONTRA ESSA REPRESSÃO RACISTA
É ISSO AI

ATT: PUNK SP

Anônimo disse...

cara eu so de belém do pará e eu so sharp, um grupo de wp fecharão e eu um amigo meu que tbm é sharp tentarão espancar agente só que conseguimos nos defender, pegamos pedaços de pau e partimos para cima deles... foram (WP)7 x 2(SHARP) ainda conseguimos bater em 3 só que eramos apenas 2, e tivemos que sair... agora os headbangers estão se aliando a esses inuteis e belém está preste a se tornar campo de batalha entre WP X SHARP

sabe oq é mas hilario? é que esses que se dizem WP são morenos... são um bando idiotas que querem dar uma de facistas e ficam aprontado merda na cidade...

Anônimo disse...

Fala Mal da gente e facil mais quando estamos por perto vcs tremem ass:Skin

SHARP - Fortaleza disse...

Em Fortaleza temos o coletivo "SKINHEADS CEARÁ" que agrega SHARPs, RASHs, HardMods e Skins independentes.
Existem membros no SHARP Fortaleza que são comunistas, existem libertários, existem os que não são nada, etc... e acreditamos que o fato da pessoa pensar isso ou aquilo não deve ser motivo de divisão entre os skins ou entre as culturas rueiras... Sempre pregamos unidade na cena, sem divisão da galera, e temos conseguido manter essa unidade junto com o RASH há quase 10 anos sem nenhum abalo na nossa cena que só cresce....
Para o camarada de Belém: Solidariedade à vocês parceiros...nós sabemos que não é fácil a onda, e ao mesmo tempo que é preciso construir uma cena skin de verdade é preciso criar um movimento que agrupe a galera anti-fascista e acabar com qualquer mera lembrança de fascismo por aí compa...sem cair em ganguismo como tá acontecendo com algums cenas antifa no Brasil...Vida Longa Parceiro!!!!!

Anônimo disse...

comunas são um bando de lixo ideias sem sem nexos, são um bando de riquinho que nem sabem a verdadeira face do comunismo são um bando de vagabundos que não sabe a realidade dos suburbios aposto que vocês que se dizem comuna não aguentaria viver em um pais comandado pelo regime comunista vivendo com 20 reais por més quero ver, sou nacionalista sou a favor da liberdade de todos. mais vocês tem uma ideia que nunca vai existir no brasil por isso todos os comunas de sp morrem em nossas mão para disseminar morreu um a 2 semanas atras e não vai parar por ai todos vão pagar por isso.

Anônimo disse...

Sou de Fortaleza. O que faço para me tornar um SHARP?

Anônimo disse...

Vida longa Skinhead!!!

Unknown disse...

Vida longa oi!!!!Punk e skins.

Skinhead naw disse...

Estou começando agora conhecer a cultura mas estou meio assim pelo fato de SHARP ser de esquerda e isso ?

Anônimo disse...

Assim...
Vamos dizer que eu quero ser um skinhead!
Eu sou contra o racismo
No caso vou seguir a ideologia SHARP?

Unknown disse...

Olá! Nós somos alunas do colégio Salesiano da 3º série do ensino médio e, a pedido da professora de história Andressa Vilar, estamos fazendo um trabalho a respeito de grupos ativistas. Gostaríamos de apresentar uma pesquisa aprofundada e realista, por isso pedimos seu auxílio preenchendo nosso questionário. Se tiver disposto a nos ajudar, entre em contato com gabrielle.borges09@hotmail.com

Questionário:
1) qual a ideologia proposta pelo movimento?
2) há quanto tempo você faz parte desse movimento?
3) quais foram os motivos que te levaram a ingressar no grupo?
4) existe alguma restrição para se tornar membro? Quais são os pré-requisitos?
5) você apoia algum sistema de governo atual? Se não qual seu ideal político?
6) qual sua opinião sobre apropriação cultural?

Caso queira dar mais alguma informação, será muito útil e contributivo.


Agradeço deste já.

Unknown disse...

Ainda continua ativo a S.H.A.R.P FORTALEZA